Entrevista com Daiane da Silva

Qual a sua trajetória?

Sou natural de Joinville/SC, graduada em Letras, pós-graduada em Contação de Histórias e Literatura Infantil-Juvenil. Atualmente, estou finalizando a pós em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Leciono Língua Portuguesa desde 2012, vendo no espaço escolar um dos principais lugares para construir uma consciência acerca da importância da leitura, desenvolvendo papel de mediadora e incentivadora de leituras compartilhadas e livres.

Quando nasceu o seu amor pelos livros?

Meu amor pelos livros surgiu na adolescência, era frequentadora assídua da biblioteca pública do centro da cidade. A paixão intensificou-se durante a faculdade de Letras, período em que comecei a montar uma biblioteca pessoal que, hoje, conta com mais de 1.300 exemplares. Sempre gostei muito de ler, mas na infância, infelizmente, só tive acesso aos livros durante as aulas de leitura na escola, meus pais não tinham condições financeiras de comprá-los.

Como surgiu a ideia de criar o “Tome Um Livro”?

A ideia de criar um espaço para publicar material sobre leitura surgiu com o intuito de compartilhar minha paixão pelos livros e para que meus alunos recebessem conteúdos literários de qualidade.

Quais os objetivos?

O espaço tem por objetivo gerar um conteúdo positivo e cultural do mundo literário, pois no Brasil o hábito de ler ainda não tem sido desenvolvido de forma massificada.

Como é a receptividade do público ao projeto?

O “Tome Um Livro” surgiu em 28/03/2019 e conta com mais de 5.000 seguidores em menos de um ano. O público tem se mostrado muito receptivo em relação ao conteúdo postado, que vai de livros infantis a adultos, memes, sorteios de livros, frases de autores consagrados, etc.

Qual a sua opinião sobre o Mais Leitura?

O Projeto Mais Leitura ganhou minha admiração desde o primeiro contato via Instagram. Doar livros para a população é sem dúvida um ato generoso e inspirador. Por mais projetos assim, que aumentem a circulação de livros, incentivem e democratizem o acesso à leitura.