Entrevista com Thaís Dourado

Conte-nos um pouco da sua trajetória.

Desde pequena eu sempre gostei muito de escrever. Geralmente eu fazia textinhos e poesias de amor (como toda menina apaixonada) e sempre era convocada para participar dos concursos de escrita da escola. Depois, quando aprendi meu primeiro instrumento, comecei a escrever letras de músicas que eu encaixava nas minhas melodias (geralmente cristãs). Mas, pra valer mesmo, eu comecei a escrever no Wattpad há dois anos, quando decidi colocar minha história no papel, de fato. Passei muitos anos pensando em como seria meu primeiro livro, até tomar coragem. Hoje, já estou indo para a minha terceira história postada. A primeira, Do outro lado da janela, está indo para a Amazon, com lançamento programado agora para julho. Meu segundo livro, “A primeira neve”, está disponível no Wattpad no meu user @autorathaisdourado e está nos últimos capítulos já. A terceira, será anunciada em breve, será um livro de contos com mais duas autoras maravilhosas (tô super ansiosa para falar logo, mas por enquanto é segredo), e eu amo essa história, em particular.

Além de escrever, quais suas outras atividades no momento?

Além de escrever (que é só um hobby), eu também trabalho para um escritório de arquitetura em Bedford (Nova Iorque) e faço baby sitter aos sábados.

Quando surgiu a sua paixão pelos livros? E quando você começou a escrever?

Minha paixão começou quando eu tinha treze anos, minha prima me deu meu primeiro livro que foi “Fazendo meu filme 1” e, a partir de então, nunca mais parei. Sobre escrever, só comecei pra valer mesmo há dois anos.

Fale mais dos livros que você já escreveu.

“Do outro lado da janela”, é a história de uma paulista e um coreano que entram em um romance desengonçado na faculdade e enfrentam algumas situações constrangedoras e cômicas durante o romance. “A primeira neve” conta a história de uma assistente de redação e um CEO bobão, que enfrentam juntos uma decepção amorosa ridícula, superam traumas juntos e vivem um romance gostosinho, cheio de risadas.

Seus livros foram disponibilizados no Wattpad. Como começou a sua experiência na plataforma? Como é escrever lá? Como é influência dos leitores no processo de criação? Quais os desafios?

Minha experiência começou quando decidi escrever DOLDJ, era a única plataforma que eu conhecia para postar o conteúdo. E preciso ser sincera, eu adoro! Amo quando meus leitores interagem e surtam comigo! Em algumas situações, eles realmente me influenciam a escrever algo diferente com os comentários e isso me deixa muito mais confiante.

Como tem sido a reação do público ao seu trabalho?

Até agora não recebi nenhum comentário negativo (graças a Deus), desde o começo, tenho recebido muitos elogios das minhas leitoras e espero continuar assim no futuro! (Apesar de saber que, uma hora, alguém não vai gostar da história... e eu vou chorar hhahah ô se vou!)

Alguma nova publicação prevista para os próximos meses?

Sim, logo logo nosso livro de contos será anunciado!

Qual conselho você daria para quem está querendo publicar o primeiro livro?

Força na peruca! Não é fácil, as vezes a criatividade some por dias, até semanas, mas uma hora a gente consegue superar essas barreiras e as coisas começam fluir mais uma vez. Se você não tem confiança no que faz, não se preocupe, nenhum autor começa tão confiante de si, preciso dizer que até hoje ainda duvido de mim, mas meus leitores estão sempre me botando para cima e me mostrando que sou capaz! E eu amo essa vida de autora, onde meus boos (é como eu chamo meus leitores 😂) são mais que pessoas que acompanham minhas histórias, são meus amigos e meus apoiadores.