Entrevista com Toalá Carolina

Conte-nos um pouco da sua trajetória.

Tenho 43 anos, sou filha de uma escritora e um piloto de avião. Sempre fui muito criativa e comunicativa, por isso sempre me saía muito bem em redações, tanto pela parte escrita quanto pela capacidade elaborativa. Minha primeira faculdade foi Secretariado Executivo Bilíngue na PUC, que abandonei logo de início, pois sabia que jamais conseguiria trabalhar em um lugar fechado recebendo ordens. Logo, fui cursar Direito pela UNIP, onde me formei e hoje sou bacharel em Direito. Nunca exerci. Me casei em 2008 e em 2010 tive uma crise de pânico, e para compreender melhor o que estava acontecendo comigo fui fazer Faculdade de Psicologia, e concomitantemente curso livre de Psicanálise e Psicoterapia, tudo ao mesmo tempo, fiz cursos livres de PNL na Califórnia, especializações em Síndrome do Pânico e Fibromialgia, me formei em Psicologia Positiva e Professional e Life Coaching pela SBCoathing. Hoje curso MBA em Neurociência, e quando concluir pretendo iniciar meu Mestrado.

Quais as suas atividades profissionais?

Hoje trabalho na Empresa de Cursos Femininos Mulher Magnética, onde estou desde o primeiro dia, ou seja 7 anos. Tenho minha empresa de MKT Digital onde desenvolvo conteúdos online para meus próprios produtos online como o “Emagrecimento Emocional” e o “Escola de Escritores” onde ensino a pessoa desenvolver seus próprios cursos digitais, como copywriter e estratégias que envolvam persuasão. Faço atendimentos em clínica (hoje raros pela falta de tempo) e online e escrevo livros, meus e como ghost writer.

Quando começou a sua paixão pelos livros?

Minha paixão por livros começou quando aprendi a ler, basicamente, como fui alfabetizada em colégio Francês, o Liceu Pauster, o primeiro livro que li foi “O Pequeno Príncipe” - em francês, e por minha mãe já ser uma escritora, eu queria ser como ela.

Seu livro “Emagrecimento Emocional” é um sucesso de vendas. Quando você decidiu escrevê-lo? O que ele aborda? Qual o feedback que você recebe dos leitores?

Sim, ele é um sucesso de vendas e eu decidi escrever quando passei a atender muitas analisadas na clínica que não conseguiam emagrecer, pacientes de bariátrica que voltavam a engordar e passei a estudar o comportamento dessas pessoas, comportamentos conscientes e inconscientes. O feedback que recebo é simplesmente fantástico, eu consigo fazer com que o leitor se reconecte com o próprio inconsciente, olhe para o passado trazendo uma ressignificação tirando o peso emocional e fazendo com que a pessoa se conscientize que precisa fazer o que deve ser feito para atingir seus objetivos, tais como procurar uma equipe multidisciplinar de picotaria ou análise, nutricionista e personal.

Você também tem diversas crônicas publicadas. Fale-nos mais sobre estes livros.

Sou poetisa e cronista, amo crônicas e estou na 12a. Antologia publicada pela Casa da Poesia, Editora Sccortese. A crônica me fascina porque são pílulas de realidade, onde em poupas linhas, conseguimos trabalhar o lúdico, a magia e realidade para quem não pode ou não quer ler um livro.

Além dos livros e criação de conteúdos, você também está envolvida com palestras e cursos. Como você consegue conciliar tantas atividades?

O concílio de todas essas atividades é feito com muita organização de agenda, mas sobretudo porque tenho paixão por tudo que faço, sendo assim nem encaro como “trabalho”, mas apenas um estilo de vida que gera renda, e como trabalho de onde eu quiser, sendo minhas ferramentas minha mente e meu notebook, tenho liberdade digital! Posso ir para onde quiser, criar de onde quiser e ir até onde as pessoas querem eu fale, sendo online ou de maneira presencial!

Algum novo projeto literário para os próximos meses?

Estou lançando neste primeiro semestre o romance urbano autobiográfico “Viaduto 9 de Julho” em duas partes, assim como foi o filme “O vento Levou” nos cinemas na época - pois, desta forma,consigo atingir melhor o público através da curiosidade do que vai acontecer! Ele terá a versão ebook e impresso com capa personalizada para cada leitor.